Clássica (2016/2017)
Clássica é um projeto da Zeta Filmes que nasceu em 2015 para viabilizar o lançamento nos festivais e nos cinemas brasileiros de filmes antigos, clássicos ou cults, em digital. Uma tendência mundial de resgate de conteúdos históricos e restauração de filmes que permanecem na nossa memória.
Para a edição 2016/2017, a Zeta apresenta no Clássica os filmes Estranhos no Paraíso (1984) - a obra seminal do diretor Jim Jarmusch, considerado um dos pioneiros do cinema indie norte-americano, como o conhecemos hoje. O Homem que Caiu na Terra (1976), do diretor inglês Nicolas Roeg, um dos filmes antológicos dos anos 1970, com a presença primordial de David Bowie no papel do empresário Thomas Jerome Newton, um alienígena que vem à Terra a procura de água e se depara com um capitalismo mais do que "selvagem". O clássico dos clássicos, do diretor francês Alain Resnais, Hiroshima Meu Amor (1959), com sua plasticidade, poética, beleza e horrores da 2a guerra no Japão. O inesquecível Blow-up (1966), primeiro filme em inglês do diretor italiano Michelangelo Antonioni, baseado em um conto de Julio Cortázar, sobre a representação fotográfica, a imagem narcísica das novas mídias, em uma abordagem "benjaminiana" de uma semiótica da cultura.
Classica (2015/2016)
Os filmes do Clássica distribuídos em 2015/2016 fizeram parte de uma parceria entre as empresas FJ Cines e a Zeta Filmes concebida exclusivamente para o lançamento desses filmes clássicos. Em cópias restauradas em digital (DCP) clássicos do cinema internacional foram exibidos no circuito comercial do país. O catálogo do Clássica 2015/2016 conta com os filmes Fitzcarraldo, 8 1/2, Morangos Silvestres, Mamma Roma, O Sétimo selo, A Doce Vida e Nosferatu.