Um episódio na vida de um catador de ferro-velho

um filme de Danis Tanovic

75 min., 2013, Bósnia e Herzegovina/ França/ Eslovênia /Itália, DCP

sinopse

A família Mujic, de origem cigana, vive na periferia dos centros urbanos na Bósnia e Herzegovina. O pai Nazif vive de catar metais de carros velhos e vendê-los a um ferro-velho. A mãe Senada mantém a casa arrumada, cozinha e cuida de suas duas filhas pequenas. Um dia, ela sente uma dor aguda no abdômen. Na clínica, lhe dizem que há algo errado com o bebê que ela está esperando: "ele está morto." Ela está em risco de septicemia e deve ser operada imediatamente. Mas Senada não tem seguro médico e a operação vai custar muito mais do que a família pode pagar. O chefe do hospital se recusa a tratá-la. Começa uma corrida contra o tempo. Baseado em fatos reais, Danis Tanovic propôs aos Mujic que reinterpretassem um episódio de suas próprias vidas.

ficha técnica

Direção: Danis Tanovic
Elenco: Senada Alimanovic, Nazif Mujic, Sandra Mujic, Semsa Mujic
Roteiro: Danis Tanovic
Produção: Amra Baksic Camo, Cédomir Kolar
Diretor de Fotografia: Erol Zubcevic
Edição: Timur Makarevic
Título Original: Epizoda U Zivotu Beraca Zeljeza
Título em Inglês: An Episode In The Life Of An Iron Picker
Duração: 75 min.
Ano: 2013
Classificação indicativa: 10 anos

sobre o diretor

Danis Tanovic nasceu em Zenica, Bósnia e Herzegovina, em 1969, e cresceu em Sarajevo, onde estudou direção de cinema na Academia de Artes Performativas de Sarajevo. Quando Sarajevo foi sitiada, Tanovic passou dois anos na linha de frente filmando para o exército. Em 1994, Tanovic emigrou para a Bélgica, onde continuou seus estudos na escola de cinema INSAS e começou a fazer curtas-metragens e documentários. Em 2001, seu primeiro trabalho ficcional, No Man's Land, ambientado na guerra da Bósnia em 1993, recebeu mais de 40 prêmios internacionais e se tranformou em um dos filmes de estreia mais premiados da história, ganhando o Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira. Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho é seu quinto longa-metragem de ficção e recebeu no Festival de Berlim 2013 o Grande Prêmio do Júri – Urso de Prata, e o Prêmio de Melhor Ator - Urso de Prata para o ator Nazif Mujic.

+ info

Data de lançamento: 20 de março de 2014

 

filmografia

Portraits d'artistes pendant la guerre (1994, doc), L'aube (1996, doc), Ca ira (1998, doc), No Man's Land (2001), L'enfer (2005), Traige (2009), Circus Columbia (2010)

festivais

» Recebeu no Festival de Berlim 2013 o Grande Prêmio do Júri – Urso de Prata, e o Prêmio de Melhor Ator - Urso de Prata para o ator Nazif Mujic
» Melhor Filme no Festival de Jerusalem
» Sarajevo Film Festival (2013)
» Toronto International Film Festival (2013)
» Sydney Film Festival (2013)
» 57th BFI London Film Festival
» 48th Karlovy Vary
» 26th Helsinki International Film Festival
» Hong Kong International Film Festival (2013)
» Busan International Film Festival (2013)

trailer

fotos

poster

pressbook

Baixar Pressbook (pdf)