Yara

um filme de Abbas Fahdel

101 min., 2018, Líbano/Iraque/França, DCP

sinopse

A jovem Yara mora com a avó em uma fazenda no Vale de Qadisha, ao norte do Líbano. A maioria dos antigos habitantes da vila já se mudou ou faleceu. Um dia, Yara conhece Elias, um jovem caminhante, meio perdido, que passa pela fazenda. Entre dias lindos e quentes, cuidando das cabras, alimentando as galinhas, lavando roupa, tomando sol, Yara descobre um amor de verão.

ficha técnica

Roteiro: Abbas Fahdel
Direção de fotografia: Abbas Fahdel
Montagem: Abbas Fahdel
Som: Abbas Fahdel
Produtor: Abbas Fahdel
Produtor executivo: Nour Ballouk
Elenco: Michelle Wehbe, Elias Freifer, Mary Alkady, Elias Alkady , Charbel Alkady
Título original: Yara
 

sobre o diretor

Diretor de cinema, roteirista e crítico de cinema iraquiano-francês, Abbas Fahdel nasceu na Babilônia, no Iraque. Morou na França desde os 18 anos, estudou cinema na Universidade de Sorbonne até o doutorado. Em janeiro de 2002, ele retornou ao Iraque com um passaporte francês e filmou o documentário Back to Babylon, no qual ele se perguntou: “O que meus amigos de infância se tornaram? Como suas vidas mudaram? Como seria minha vida se eu não tivesse escolhido construir meu destino em outro lugar? ”.

Um ano depois, em fevereiro de 2003, quando uma nova guerra era iminente, Abbas Fahdel retornou ao Iraque com a intenção de filmar sua família e amigos. Quando a guerra começou, ele retornou à França e perdeu todo o contato com sua família. Dois meses depois, volta novamente ao Iraque e descobriu um país abalado pela violência, o pesadelo da ditadura substituído pelo caos. Este momento histórico é o tema do seu segundo documentário, We Iraqis.

Em 2008, dirigiu o longa-metragem Dawn of the World, um drama de guerra no qual ele faz um relato inesperado dos múltiplos impactos da Guerra do Golfo e como eles danificaram dramaticamente uma área conhecida por ser a localização geográfica do Jardim do Éden.

Em 2015, lança Homeland: Iraque ano zero, um documentário monumental de 334 minutos, dividido em duas partes, que segue a extensa família do diretor e seus amigos no período que antecede a invasão americana do Iraque (“Antes da Queda”) e as suas consequências fatais (“Depois da batalha”). Foi apresentado em diversos festivais como Visions du réel (Prêmio de Melhor Filme), Locarno (Doc Alliance Selection Award), Yamagata Documentary Film Festival (Prêmio de Excelência).

+ info

Data de lançamento: 10/01/2019

Disponível no Looke e no NET NOW

Na imprensa:

'Yara' apresenta amor entre jovens de maneira delicada e comovente - por Bruno Ghetti, na Folha 
Yara e o tempo (perdido?) do esplendor na relva - por Luiz Carlos Merten, no Estadão 
'Yara' reúne atores não profissionais e com seus nomes reais - por Luiz Carlos Merten, no Estadão 
Romance sobre um amor de verão é tema de novo filme de Abbas Fahdel  - no Jornal do Comércio 
O estranho que nós amamos - por Nayara Reynaud no Nervos

 

“Yara é um conto sobre o amor de verão, que se desenrola em um pano de fundo de beleza quase edênica, paradisíaca, é uma celebração triunfante da juventude e da inocência. ” John Bleasdale, em Sight & Sound

“Com um mínimo de artifício narrativo, Fahdel é capaz de elaborar uma fábula idílica do estado do mundo, em que as guerras no Oriente Médio e as políticas econômicas e sociais que os acompanham - bem como as migrações intercontinentais que provocam - não têm consequências devastadoras para o indivíduo. Pelo contrário, Yara e sua avó representam para Fahdel uma oportunidade para nos fazer acreditar na possibilidade de beleza e amor em tempos fraturados. ” Pedro Segura, em IndieWire

“Bons filmes nos dão uma sensação sobre eles - não um sentimento de “bom” ou “ruim”, mas exalam uma sensação tátil, quase como se o mundo do cinema provocasse uma presença física na sala com você, que se pode tocar, cheirar ou sentir o gosto. A Yara de Abbas Fahdel tem essa qualidade e sua sensação é a de uma brisa fresca. ” Daniel Kasman, em Mubi Notebook

filmografia

2015: Homeland (Iraq Year Zero)
2008: Dawn of the World
2004: We Iraqis
2002: Back to Babylon
2000 : Les choses dans l’ombre (curta)

festivais

Locarno 2018 (competição internacional)
Mar Del Plata International Film festival (competição internacional)
Carthage Film Festival (competição internacional)
Gijon International Film Festival (competição internacional)
Valdivia International Film Festival (filme de encerramento)
Athens Avant-Garde Film Festival (competição internacional)
AFI FEST (seleção oficial)

trailer

fotos

poster