Misericórdia

um filme de Alain Guiraudie

103 min., 2024, França/Espanha/Portugal, DCP

sinopse

Jérémie regressa à sua cidade natal para o funeral do seu antigo patrão, o padeiro da aldeia. Decide ficar uns dias com Martine, a viúva. No entanto, um desaparecimento misterioso, as ameaças de um vizinho e um padre com estranhas intenções fazem a curta estadia de Jérémie na aldeia tomar um rumo inesperado.

ficha técnica

Roteiro: Alain Guiraudie
Fotografia: Claire Mathon
Montagem: Jean-Christophe Hym
Direção De Arte: Laurent Lunetta
Música: Marc Verdaguer
Som: Vasco Pedroso, Jordi Ribas, Jeanne Delplancq, Branko Nesko
Produtor: Charles Gillibert
Elenco: Félix Kysyl, Catherine Frot, Jean-Baptiste Durand, Jacques Develay, David Ayala, Serge Richard, Tatiana Spivakova, Elio Lunetta, Sébastien Faglain.
Classificação indicativa: 16 anos.

sobre o diretor

Alain Guiraudie, ator, diretor e escritor, nasceu em Villefranche-de-Rouergue, Aveyron, na França, em 15 de julho de 1964. Seu filme anterior, Viens je t'emmène foi o filme de abertura da mostra Panorama na Berlinale 2022. O longa Na Vertical concorreu a Palmo de Ouro do Festival de Cannes 2016. Com seu quarto longa, Um Estranho no Lago, é aclamado por diversos críticos e recebe o prêmio de Melhor Diretor na mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2013. Originário de uma família de agricultores, Guiraudie por seu filme Ce vieux rêve qui bouge, sobre a classe operária, foi agraciado com o prêmio Jean Vigo, em 2001. 

+ info

Guiraudie sobre Misericórdia:

> O título veio enquanto eu estava escrevendo o roteiro. Para mim, a misericórdia excede a questão do perdão. Tem a ver com empatia, com a compreensão para além de qualquer moralidade. É sobre estender a mão aos outros. É uma palavra antiquada que quase não usamos mais, e se torna a fonte do filme, sua atemporalidade, e está por cima de um dos seus grandes personagens, o padre.

> Neste filme, mais do que em meus outros filmes, eu trabalhei duro para cultivar o mistério. Eu tentei fazer com que os espectadores fizessem perguntas e participassem da história. É a melhor maneira de evitar o tédio e de transcrever o desejo. O que, para mim, é o grande mistério da vida. Você percebe bem rápido que o herói fica na cidade porque ele quer alguém. Mesmo que tudo esteja mudando. Ele mesmo é o objeto do desejo. E eu também estou muito interessado na confusão que esse estranho e suas intenções pouco claras podem trazer. Eu gosto do fato de que não sabemos quem é o vilão, e nós realmente não sabemos de que lado estamos.

> Eu acho que os espectadores dos meus filmes esperam algumas coisas de mim, eles podem ver mais ou menos para onde estou indo. Estou bem ciente de que estou quase sempre trabalhando nas mesmas perguntas, os mesmos motifs, e brinco com isso, com o que é esperado de mim. Mas eu também quero surpreender, surpreender a mim mesmo, me renovar. Talvez também fosse hora de o desejo não terminar em sexo. Não sei se alguém já disse isso antes, mas me parece que as pessoas costumavam filmar brigas para evitar filmar sexo. Em certo sentido, estou indo na direção oposta. De qualquer forma, aqui, o desejo também não está claro, não estou procurando resoluções, há também um personagem principal que imagina coisas, e assim os espectadores devem fazer, assim como eu fiz (e ainda faço).

> Neste filme eu olhei muito para trás, para a minha juventude. Eu coloquei muito dos meus sentimentos adolescentes neste filme. A rivalidade entre os meninos, o desejo subjacente, a maneira como olhamos para a mãe de um amigo e, claro, para o seu pai. É sempre a mesma coisa: o cinema me permite misturar minha experiência com a grande história do cinema e do mundo. É uma forma de universalizar minha história pessoal. É também uma forma de aprender e descobrir. Eu gosto de citar Michel Schneider: 'Todos os romances são histórias em que dizemos a nós mesmos o que somos, o que gostaríamos de ser e o que não sabemos que somos.' O mesmo vale para os filmes.

filmografia

2024 - Misericordia
2021 - Viens je t'emmène
2016 - Na Vertical
2013 - Um estranho no lago
2009 - The King of Escape
2005 - Time Has Come
2003 - No Rest for the Braves

festivais

- Cannes Premiere - Festival de Cannes 2024

hoje nos cinemas

SEMANA DE 23/01/2025 A 29/01/2025

ESTREIA

>> ARACAJU

Kine Vitória
26/01  - 14h30 
27/01 - 18h10

>> BRASÍLIA

Cine Brasília
23/01 (quinta) - 14h00
24/01  (sexta) - 14h00
25/01  (sábado) - 20h20
27/01 (domingo) - 14h00

Continuação

>> SÃO PAULO

IMS - Instituto Moreira Salles:
24/01 (sexta): 18h00
28/01 (terça): 16h15

Espaço Petrobras de Cinema
14h30

Cinesystem  - Frei Caneca
16h15

>> RIO

Cinesystem – Botafogo
16h30

>> BELO HORIZONTE

Una Cine Belas Artes
14h20

Centro Cultural Unimed-BH Minas
27/01 (segunda) -21h10
28/01  (terça) - 21h10

>> SALVADOR

Cine Glauber Rocha
13h30

>> RECIFE

Cinema da Fundação (SALA PORTO):

23/01 (quinta): 17h00
24/01 (sexta): 15h20 e 19h30
25/01 (sábado): 17h30
26/01 (domingo): 14h20
28/01 (terça): 19h00
29/01 (quarta): 14h00

>> PORTO ALEGRE

Cinemateca Capitólio:
15h00 (sem sessão 26/01 e 28/01)

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fotos

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